...EDUCAÇÃO DOMICILIAR NO MUNDO

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Socialização? Sem problemas!

Todos os pais que fazem educação domiciliar já ouviram a pergunta:

“Ah, você educa seus filhos em casa? E não se preocupa com a socialização do seu filho?

” Até a Revista TIME fez a mesma pergunta:

“O ensino domiciliar pode resultar em melhores estudantes, mas será que forma melhores cidadãos?” (“Retirando da Escola”, TIME, agosto de 2001.)

Os pais que praticam a educação domiciliar sabem a resposta há anos: “Sem problemas aqui!”

Mas os críticos demandam provas. Atualmente, a primeira geração de estudantes que passou pela educação domiciliar já “cresceu”, e hoje existem pessoas graduadas pela educação domiciliar em quantidade suficiente para avaliar seu desempenho em seus lares, em seus trabalhos e em suas vidas.

Em 2003, a Associação de Defesa Legal da Educação Domiciliar (HSLDA) realizou a maior pesquisa conhecida até hoje sobre adultos que receberam a educação domiciliar. 

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Algumas das principais nações que adotam o ensino domiciliar como modalidade educacional válida:

África:África do Sul;

Oceania:Austrália, Nova Zelândia.

Ásia:Filipinas, Japão;

América do Norte: EUA, Canadá;

América do Sul:Colômbia, Chile, Equador, Paraguai;

Europa:Portugal, França, Itália, Reino Unido, Suíça, Bélgica, Holanda, Áustria, Finlândia, Noruega, Rússia;

DESEMPENHO ACADÊMICODOS EDUCADOS NO LAR

Em média, os alunos do ensino domiciliartêm 15 a 30 pontos percentuais a mais que os alunos das escolas públicas.

LIBERDADEEDUCACIONAL

Os dez países com mais liberdade educacional: Irlanda, Holanda, Bélgica, Malta, Dinamarca, Reino Unido, Chile, Finlândia, Eslováquia, Espanha;
Os dez países com menos liberdade educacional: Gâmbia, Líbia, Cuba, Arábia Saudita, Afeganistão, Congo, Etiópia, Síria, Mauritânia, Serra Leoa;
O Brasil ocupa a 58ª posição no Ranking de Liberdade Educacional da Oidel* entre o Qatar e o Cambodja.

RESUMO EXECUTIVODA EDUCAÇÃO DOMICILIARNO MUNDO

Uma ampla diversidade de famílias e crianças está envolvida em Educação Domiciliar ao redor do mundo. Trinta e cinco anos de pesquisa mostram que os educados em casa estão se saindo tão bem, e geralmente melhor, do que os estudantes em escolas públicas institucionais em termos de desempenho acadêmico, desenvolvimento social e sucesso na vida adulta.
Dr. Brian Ray **

CARACTERÍSTICASDEMOGRÁFICAS DOSHOMESCHOOLERS

Muitos estudos mostram que a comunidade de educação domiciliar é diversificada de várias maneiras. Está claro que os pais que se identificam como liberais, progressistas, conservadores e libertários estão todos envolvidos na educação escolar em casa. Vários estudos indicam que a educação domiciliar é comum entre os agnósticos, ateus, cristãos, judeus, mórmons, adeptos da Nova Era e católicos romanos. Pesquisas na Internet revelam rapidamente muitos grupos de apoio, organizações e publicações de ensino domiciliar que atraem cada um desses grupos filosóficos, religiosos e políticos.

DESEMPENHO SOCIALEDUCADOS NOLAR

Os adolescentes educados em casa têm menor probabilidade de consumir álcool e, se o fizerem, têm menor probabilidade de ficarem embriagados do que seus equivalentes das escolas públicas e privadas;
Estudantes educados no lar receberam pontuações de comportamento problemático significativamente mais baixas do que seus companheiros de mesma idade do programa tradicional;
Estudantes com maior exposição à educação domiciliar em relação à educação pública tendem a ser mais tolerantes em política;
Estudantes instruídos no lar se envolvem mais em atividades cívicas e serviço voluntário à comunidade em comparação com os estudantes da educação pública.

EDUCAÇÃO DOMICILIAR NO BRASIL

Sobre a ANED

A ANED – Associação Nacional de Educação Domiciliar – é uma instituição sem fins lucrativos. Fundada no ano de 2010, por iniciativa de um grupo de famílias.
A principal causa defendida pela ANED, é a autonomia educacional da família. Não nos posicionamos contra a escola, mas entendemos que, assim como os pais têm o dever de educar, têm também o direito de fazer a opção pela modalidade de educação dos filhos. Defendemos portanto, a liberdade, e a prioridade da família na escolha do gênero de instrução a ser ministrado aos seus filhos. Isso com base na Declaração Universal de Direitos Humanos, artigo 26, e no Código Civil Brasileiro, artigo 1.634. 

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